quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Proibido pouso de avião em Santa Rosa do Purus, no Acre

Multa é de R$ 5 mil para empresas e de R$ 3 mil para o piloto


No mapa, a localização de Santa Rosa do Puris no estado do Acre

As operações de aeronaves estão proibidas porque a pista do Aeroporto de Santa Rosa do Purus (SDOE), no município de mesmo nome, localizado no centro do estado do Acre, não é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Desde o início de janeiro o Exército está incumbido de evitar os pousos e aplicar as multas. A situação que já dura 20 dias está causando sérios transtornos ao município.

Até o funcionamento do posto de fronteira da Polícia Federal está ameaçado porque o órgão depende do transporte aéreo para enviar alimentos, medicamentos, material logístico e combustível, além de, através dele, efetuar a substituição de pessoal e promover apoio operacional.

A prefeitura não pode enviar ou receber documentos, os profissionais do Estado que prestam serviço no município não têm como deslocar-se para lá. Comerciantes e moradores enfrentam viagens de barco de quase 10 dias até Sena Madureira, em caso de necessidade.

“Preciso de ajuda”, implorou o prefeito José Barbosa Silva (PT). Segundo ele, nem um caixão para sepultar uma pessoa conseguiram levar de Rio Branco a Santa Rosa sem problemas. Detalhe: em Santa Rosa do Purus não há fábrica de caixões.

No último fim de semana, o barco que transportava combustível (28 mil litros de óleo diesel) para a Guascor (empresa de eletricidade) naufragou com as três famílias que haviam pegado carona de Sena Madureira para Santa Rosa. A carona vem sendo o expediente mais utilizado pelos que precisam viajar.

Em nome do interesse público a Polícia Federal chegou a sugerir que fossem autorizados, em caráter provisório, pousos e decolagens de algumas empresas de táxi aéreo que fazem o transporte de policiais federais e demais moradores até que a pista seja homologada, tendo em vista os problemas que o isolamento forçado vem causando até aos trabalhos de policiamento da fronteira.

No último dia 16, a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) enviou um ofício à diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira, solicitando uma solução para o problema da interdição da pista e das multas que a Anac têm aplicado às aeronaves que operam no aeródromo de Santa Rosa.

“Santa Rosa do Purus já tem problemas de sobra com as distâncias. Não podemos assistir à criação de mais um sem nada fazer. Se a pista não foi homologada até agora porque se encontra em obras, não podemos esperar até abril para resolver. A situação requer uma solução de bom senso, mesmo que provisória. Por isso oficiei a Anac e estou aguardando a resposta para então me posicionar mais uma vez. O certo é que não vamos deixar aquela população ainda mais isolada por causa de decisões burocráticas que não levam em consideração a vida das pessoas”, declarou a deputada comunista.

Fonte: Página 20 (AC) - Mapa: wikimedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário