sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Para especialistas, pássaros causaram pouso forçado do avião em Nova York

Segundo controladores, 'choque com pássaros' foi reportado pelo piloto.

Autoridade de aviação diz que houve um pouso forçado, não uma queda.

Ainda não são conhecidas as causas do pouso de emergência feito pela aeronave da US Airways com 155 pessoas a bordo nas águas geladas do rio Hudson, em Manhattan, Nova York, na tarde desta quinta-feira (15).

No entanto, segundo especialistas ouvidos pela agência de notícias Associated Press, o choque com pássaros pode ser o motivo.

Veja simulação do pouso de emergência no Rio Hudson


Segundo a agência, o piloto do voo 1549 reportou aos controladores um "duplo choque com pássaros" momentos depois da decolagem, e disse que perdeu força propulsora nos dois motores, afirmou Alex Caldwell, porta-voz da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo. Segundo ele, tecnicamente isso significa que o avião foi atingido por dois pássaros.

Mas o presidente da Associação de Pilotos de Linha Aérea afirmou à agência Associated Press que a mensagem do piloto pode ter significado que não é fácil saber quantos pássaros atingiram o avião.

De 1990 a 2007, cerca de 80 mil incidentes com pássaros foram reportados na aviação civil, quase um choque para cada 10 mil voos, de acordo com a FAA e o Departamento de Agricultura.

No incidente com o avião da US Airways, todos os passageiros foram resgatados com vida, segundo a Administração Federal da Aviação Civil americana (FAA).

Fontes: G1 / Bom Dia Brasil (TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário