segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Obama convida piloto que pousou avião em rio de NY para sua posse

O piloto de avião Chesley Sullenberger, 57, que conseguiu pousar um Airbus da empresa US Airways com 155 pessoas a bordo sobre o rio Hudson, em Nova York, na quinta-feira (15), foi convidado a participar da cerimônia da posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, em Washington, informou o jornal americano "The New York Times".

Sullenberger ganhou status de celebridade nacional, nos EUA, depois de conseguir realizar um pouso sobre o rio. O avião ficou parcialmente submerso, e todos seus ocupantes - 150 passageiros e cinco tripulantes - conseguiram sair a salvo. O resgate por embarcações que passavam no local e o Corpo de Bombeiros foi transmitido ao vivo, na TV americana.

Equipes de Nova York retiram Airbus da US Airways de dentro do rio Hudson, dois dias depois do incidente que não deixou mortos

Investigações preliminares dos dados do gravador de voz da cabine do avião da US Airways indicam que as turbinas perderam força ao mesmo tempo, segundo o Comitê de Segurança de Transportes. Conforme a porta-voz Kitty Higgins, na gravação, o capitão comenta que há pássaros na região e, em seguida, surge um barulho de pancada e de desaceleração.

O piloto teria considerado retornar ao aeroporto de La Guardia, em Nova York, de onde havia decolado, antes de decidir pousar no rio. Conforme testemunhas, o piloto pediu a passageiros que se preparassem para um impacto e, em seguida, tocou a água. A pedido da investigação, Sullenberger ainda não deu declarações à imprensa.

"Milagres acontecem porque muitas coisas rotineiras acontecem por anos e anos. Essas pessoas sabiam o que tinham de fazer e o fizeram, e o resultado foi que ninguém morreu", afirmou a porta-voz.

Segundo o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês), Peter Knudson, há suspeitas de que o radar da aeronave não tenha indicado nenhum obstáculo estranho, como pássaros.

Desde o incidente, Sullenberger já recebeu elogios públicos do presidente George W. Bush, da primeira-dama, Laura Bush, do governador do Estado de Nova York, David Paterson, do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e do próprio Obama, além de uma homenagem no site Facebook.

Fonte: Folha Online - Foto: Ray Stubblebine (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário