quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nasa transporta novo foguete para local do primeiro teste

Caminhão de carga pesada retira foguete de teste Ares I-X do Centro de Pesquisas Langley, na Virginia

O novo foguete Ares I - pertencente ao programa Constellation, que deve levar o homem novamente à Lua até 2020 - será testado pela primeira vez ainda no verão deste ano (inverno no Brasil), informa em seu site a Nasa, agência espacial americana. Apesar de ainda não ter a data exata, a Nasa transferiu o foguete de testes - batizado de Ares I-X - nesta terça-feira em um avião de carga C-5 do Centro de Pesquisas Langley, em Hampton, na Virginia, até o Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O primeiro teste servirá para avaliar o desempenho do equipamento nas fases de desacoplamento e recuperação do sistema de pára-quedas após o lançamento, explicou a Nasa. O Ares I-X subirá cerca de 40,2 km em uma simulação que deve durar em torno de dois minutos.

Segundo a agência, este primeiro passo é importante para verificar a estabilidade do foguete e recolher informações para o desenvolvimento dos sistemas de segurança.

O Ares I é parte de um novo sistema de espaçonaves que está sendo desenvolvido para substituir os envelhecidos ônibus espaciais. Ele e a cápsula Orion terão por objetivo viajar à Lua e ainda mais longe.

Obstáculos

Desde o início, o desenvolvimento do projeto tem sido uma batalha para a Nasa. De acordo com o The New York Times, problemas técnicos prejudicam o programa do Ares I, o primeiro dos novos foguetes em construção, causando atrasos e elevação de custos.

O jornal informa que para alguns críticos, o projeto enfrenta problemas sérios de inviabilidade, enquanto outros argumentam que complicações técnicas surgem no desenvolvimento de qualquer espaçonave, especialmente em projetos de grande porte como esse.

Fonte: Terra - Foto: Sean Smith/Nasa (Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário