quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Heatrow é líder em movimento de passageiros

O aeroporto de Heathrow (foto acima) continua como o aeroporto de maior movimento nos países da União Europeia, com 68 milhões, seguido pelo Charles de Gaulle (59,5), e por Frankfurt (53,8).

A novidade no posicionamento dos principais aeroportos europeus foi a subida de Barajas, em Madrid (51 milhões) que assumiu a quarta posição, superando o Schiphol de Amesterdão (47,7 milhões).

Aliás, Barajas, também liderou o tráfego de passageiros em voos domésticos (22,6 milhões). Os números do aeroporto da capital espanhola também se estendem à manutenção da liderança na ponte aérea mais movimentada da UE, com a rota Madrid-Barcelona que transportou 4,6 milhões, com 4% de aumento em relação ao ano anterior. O aeroporto de El Prat, da cidade catalã, foi o oitavo colocado na relação europeia (32,7 milhões).

Os números da consultoria especializada Eurostat indicam que o número de passageiros via aérea na União Europeia teve aumento de 7,3% em relação a 2006 e alcançou 793 milhões de pessoas, sendo que 44% dos passageiros realizaram voos entre os países da UE e 34% fora do território comunitário.

Roménia (41%), Letónia (27%) e Polónia (25%) foram os que mais subiram entre os países não integrantes da União Europeia.

A Alemanha continuou com o segundo lugar entre os países de maior movimento (163,8 milhões), depois a Espanha (163,5) e a França (120 milhões).

O Reino Unido continua com o maior volume de passageiros no tráfego aéreo (217 milhões).

Fonte: Opção Turismo - Foto: Evening Standard

Nenhum comentário:

Postar um comentário