sábado, 17 de janeiro de 2009

Galeão realiza exercício simulado do Programa de Segurança Aeroportuária

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim realizou nesta sexta-feira (16/01) o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves (Esaia) e de Ameaça de Bomba (Esab). O exercício buscou aferir o Programa de Segurança Aeroportuária em atenção às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que prevê o aperfeiçoamento do sistema de acionamento nos casos de eventos reais.

O treinamento teve como cenário o prédio da administração da Infraero e o pátio de aeronaves. Os supostos sequestradores invadiram o aeroporto e chegaram ao pátio de aeronaves, onde já em área restrita, fizeram o apoderamento simulado de um avião, caracterizando o sequestro. Invasões, rendições, tomada da aeronave, ameaça de bomba foram a tônica do exercício, que teve duração de cerca de duas horas. Paralelamente, foram formados os grupos de decisão, operacional, negociação, tático e apoio, que estiveram empenhados na condução e melhor conclusão do exercício simulado.

Participaram do treinamento, além da equipe da Infraero Galeão, a Polícia Federal e o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), o Esquadrão Anti-Bomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica da Base Aérea do Galeão (Binfae) e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (Dtecea-GL).

Fonte: Mercado & Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário