domingo, 11 de janeiro de 2009

Companhia Air26 compra aeronave executiva mais rápida para voos internacionais

A companhia privada angolana Air 26 adquiriu uma aeronave executiva para efectuar voos internacionais, com capacidade para 11 lugares, incluindo três tripulantes, soube hoje (quinta-feira) a Angop, em Luanda.

Trata-se de um jacto Cessna-Citation X do modelo 750, da série 0173, o primeiro desta série adquirido por uma companhia africana, refere uma nota da Air26 a que a Angop teve acesso.

"A aeronave é alimentada por dois motores "turbofan Rolls-Royce", e é a executiva mais rápida do mundo. Nenhuma outra voa tão rápido e tão longe como essa. É a melhor combinação entre velocidade e alcance (capacidade de voar sem reabastecimento)", sublinha a companhia na nota.

Para a Air26, com esta aeronave, os clientes executivos, institucionais e privados terão a possibilidade de efectuar viagens intercontinentais com a rapidez, o conforto e a privacidade que almejam.

Cessna Citation X é mais sofisticada aeronave fabricada pela Cessna - o jato executivo para uso civil mais veloz do mundo

Os pilotos e assistentes de bordo da Cessna Citation X foram formados na escola americana FlightSafety, uma das mais conceituadas instituições de ensino do mundo aeronáutico, segundo a nota.

O Citation X atinge uma velocidade máxima de 934 km/h (MACH 0.92), uma altitude máxima de 15545 metros (51000 pés) e tem um raio de alcance de 3000 milhas náuticas. Possui ainda quatro telefones satélites que possibilitam aos seus passageiros a comunicação com qualquer parte do mundo e um Air Show em quatro línguas – português, inglês, francês e espanhol.

O desenvolvimento da aeronave foi anunciado na edição de 1990 da National Business Aviation Association. O primeiro protótipo realizou o seu roll-out em Wichita, Kansas, em Setembro de 1993, voando pela primeira vez pouco antes do Natal daquele ano. Homologado em 1996, teve o seu primeiro exemplar de série entregue poucas semanas depois, para o campeão de golfe Arnold Palmer.

Em Fevereiro de 1997, a equipe de design do Citation X foi premiada com o National Association's Aeronáutico Robert J. Collier Trophy. O Citation X foi aprovado pela Transport Canada em 22 de Maio de 1998 e pela European Joint Aviation Authorities, em 1999.

O objectivo da Cessna era criar o avião civil mais rápido do mundo e competir directamente com produtos dos seus principais concorrentes, como o Embraer Legacy, o Gulfstream G200 e o Falcon 2000, mas principalmente o Hawker Horizon da Raytheon, com a sua leve e resistente fuselagem construída inteiramente em fibra de carbono, uma meta atingida com a construção do "Citation X".

Fonte: Angola Press - Foto: Angop

Nenhum comentário:

Postar um comentário