domingo, 11 de janeiro de 2009

Bush faz último vôo no Air Force One e vai a homenagem ao pai

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fez neste sábado sua última viagem oficial no Air Force One, o avião usado pelos presidentes, em um vôo para a Virgínia, onde participou de uma cerimônia de batismo de um navio de guerra que levará o nome de seu pai, o ex-presidente George H. W. Bush.

Bush deixará o governo no dia 20 de janeiro, quando o presidente eleito, Barack Obama, assume o cargo. Ele participou da cerimônia de entrega do porta-aviões movido a energia nuclear, o USS George H.W. Bush, ao lado de parentes e autoridades de alto escalão.

Bush, presidente que governou em um período de guerras e deixará para seu sucessor os conflitos no Iraque e no Afeganistão, qualificou o novo porta-aviões - que é da mesma classe do Nimitz - de "um navio impressionante" que honra um "homem impressionante."

Bush chegou ao helicóptero da presidência, o Marine One, com o pai, que andava apoiado numa bengala, e as mulheres de ambos.

Entre as autoridades que se juntaram à família Bush no porta-aviões estavam o vice-presidente Dick Cheney, a secretária de Estado, Condoleezza Rice, e o secretário da Defesa, Robert Gates.

Bush homenageou seu pai, dizendo que ele tem "o profundo amor de sua família, a admiração de seus amigos e a gratidão de uma nação agradecida."

"Então, o que você dá a um sujeito que tem sido abençoado e tem praticamente quase tudo de que sempre precisou?," brincou o presidente. "Bem, um porta-aviões."

O pai de Bush disse aos marinheiros que "a liberdade que nós buscamos e a paz que merecemos só pode ser encontrada no sacrifício incontável" que eles farão.

Para o presidente Bush foi o dia de sua viagem final no Air Force One, o jato presidencial. É bem provável que ele vá para o Texas depois da posse de Obama no mesmo avião, mas então ele não mais será denominado Air Force One, termo só utilizado para uma aeronova que leva o presidente norte-americano.

Fontes: Reuters / Brasil Online - Fotos: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário