quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Buraco na fuselagem de avião da Trip assusta passageiros

Clique sobre as fotos para ampliá-las

Um buraco na fuselagem do avião obrigou um voo da Trip Linhas Aéreas a pousar em Tocantins e assustou os passageiros no último dia 21, conta o leitor Edson Santos. Segundo ele, houve um forte barulho, seguido de muita turbulência. Logo depois, os passageiros puderam ver piloto e co-piloto fazerem uma verificação da parte externa do avião pelas janelas laterais. Passados 10 minutos, a aeronave, procedente de Carajás (PA), de onde partiu às 14h15, pousou em Araguaína (TO), às 15h.

Depois do susto, no entanto, teve início o drama dos passageiros para seguir viagem a Brasília, destino final do internauta. Só após uma hora parados no aeroporto eles foram informados de que o avião não tinha condições de voo e que outra aeronave, vinda de Belo Horizonte, estava prevista para partir para Araguaína às 19h.

- Por volta das 17h, alguns passageiros retornaram à pista para tirar fotos da avaria causada na aeronave. Somente então foi possível ver o tamanho do estrago ocorrido na fuselagem da aeronave - conta o leitor.

Segundo Edson, mais três horas se passaram sem que a Trip desse qualquer assistência aos retidos:

- Após várias reclamações, foi servido um lanche de péssima qualidade. A Trip não deu hospedagem adequada aos passageiros, conforme manda Lei 7.565, e tivemos que ficar acomodados em cadeiras do próprio aeroporto. Depois de uma permanência de 8 horas em Araguaína, o voo proveniente de Belo Horizonte pousou. Cerca de 20 minutos após este pouso, o voo Trip 5603 finalmente prosseguiu viagem para Brasília, onde só chegou por volta das 2h do dia 22 de janeiro.

Empresa aérea diz que carenagem se soltou

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a empresa aérea disse que durante o voo a carenagem do avião se soltou, mas o problema não ofereceu risco aos passageiros. No entanto, o avião teve que pousar em Araguaína para fazer uma manutenção não programada.

"Na parte baixa da aeronave, a carenagem se soltou, não oferecendo risco aos passageiros e a aeronave foi retida para troca da peça que foi efetuada em duas horas. Por conta disso, os passageiros aguardaram no próprio aeroporto até que outra aeronave fosse deslocada para atendê-los", diz um trecho do comunicado da empresa.

"A empresa esclarece ainda que mantém programas sistemáticos para manutenção das aeronaves seguindo critérios determinados pela legislação brasileira, bem como orientações dos fabricantes. A TRIP, inclusive, possui índice de 99% de 'despachabilidade', o que significa que suas aeronaves registram índices mínimos de paradas não programadas para manutenção.

Anac apura causas de buraco na fuselagem

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que já foi pedido um relatório técnico para apurar as causas do problema. Se ficar provado que o buraco na fuselagem da aeronave foi decorrente de falha na manutenção, a empresa pode ser autuada.

A Anac ressaltou que apenas dois passageiros reclamaram da falta de assistência por parte da companhia aérea e aproveitou para lembrar que os usuários que passarem por algum tipo de problema podem reclamar à agência reguladora por meio do site ou dos telefones (61) 3366-9303 e (61) 3366-9307.

Fonte: O Globo (com informações e fotos do leitor Edson Santos)

Dados da Aeronave:

Operador: Trip Linhas Aéreas
Prefixo: PR-TTI

Fabricante: AEROSPAT. ALENIA
Modelo: ATR-72-212
Número de Série: 454
Tipo ICAO : AT72
Tipo de Habilitação para Pilotos: AT72
Classe da Aeronave: Avião de 2 Motores turbo helice
Peso Máximo de Decolagem: 22000 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 066

Categoria de Registro: SERVICO TRANSPORTE PUBLICO REGULAR DOM/REG
Número dos Certificados (CM - CA): 16732
Situação no RAB: SUBARRENDAMENTO OPERACIONAL/HIPOTECA
Data da Compra/Transferência: 290505
Data de Validade do CA: 14/06/11
Data de Validade do RCA: 11/03/09
Data de Validade do Seguro: 31/08/09
Situação de Aeronavegabilidade: Normal

Fonte: ANAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário