quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Brasileiro viaja menos

O dólar alto afetou as férias de fim de ano do brasileiro no exterior, segundo dados que a Anac irá divulgar hoje à tarde. Em dezembro, o setor de aviação registrou uma queda de 0,1% no número de passageiros que viajou para o exterior ante ao mesmo mês de 2007. Foi a primeira queda do ano. E foi uma queda bruta: em novembro, o número de passageiros que viajou ao exterior foi 17,9% maior em comparação com novembro de 2007.

Dezembro foi ruim, mas o ano fechou com dados positivos: o volume de passageiros que viajou para fora cresceu 25,7% em 2008.

No mercado doméstico, a situação é parecida, mas a queda foi mais branda.

Em 2008, foi de 7,4% o crescimento do mercado aviação doméstico em número de passageiros transportados. Um total de 47,7 milhões de passageiros, contra 44,4 milhões em 2007. É um bom resultado. Mas esconde a piora do setor no último trimestre do ano. Até agosto, por exemplo, o crescimento era de mais de 10%. A partir daí foi caindo. Em dezembro, o crescimento foi de modestos 3,7% em comparação com mesmo período do ano anterior.

Um outro indicador que será divulgado pela Anac revelará também que, apesar do crescimento do número de passageiros transportados, 2008 viu a ocupação dos aviões cair de 69% para 66% nas rotas domésticas. A consequência disso é óbvia: rentabilidade menor para as empresas de aviação.

Fonte: Lauro Jardim (Veja Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário