quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Azul atende a 11 mil passageiros no 1º mês

No primeiro mês de atuação no mercado nacional, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras transportou um total de 11 mil passageiros e teve uma ocupação média de quase 50%. Os números são condizentes com os planos da empresa criada pelo norte-americano David Neeleman, que ocupa o cargo de presidente do conselho. Ontem, a companhia começou a operar mais duas frequências a partir de Campinas: Curitiba e Vitória.

A empresa solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mais dois destinos para serem lançados nos próximos dois meses. A Azul pretende voar para Recife, capital de Pernambuco, e Rio de Janeiro, com pousos e decolagens no aeroporto do Galeão.

O presidente do conselho da Azul afirmou ontem, em Campinas, que solicitou o hotran (horário de transporte) para o Galeão, mas tem esperança de que o Aeroporto de Santos Dumont seja liberado para utilização de outras companhias que não operem apenas voos regionais e a ponte-aérea Rio-São Paulo. A Anac colocou em consulta pública no ano passado a revogação da portaria que restringe o uso do terminal central da capital fluminense. Uma audiência pública será realizada no próximo dia 22 para discutir a abertura. 'Os voos para o Rio devem começar em 12 de fevereiro. Podemos iniciar do Galeão e depois da abertura do Santos Dumont migrar de um aeroporto para o outro', comentou Neeleman.

O empresário disse que estão previstos seis voos diários entre Campinas e Rio de Janeiro. A operação de Recife deve ser iniciada em março e terá um voo diário.

O norte-americano que fundou a JetBlue destacou que o primeiro mês de operações da Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi muito bom. 'Estamos felizes.' Ele acrescentou que a companhia faz um trabalho de 'treinamento dos passageiros para que descubram as vantagens de utilizar o Aeroporto Internacional de Viracopos e os serviços da Azul'. O executivo reforçou que para passageiros de grandes regiões econômicas do Interior paulista como Piracicaba, Sorocaba e Jundiaí é uma grande oportunidade usar o terminal campineiro. 'Os passageiros vão aprender e voltar sempre para Viracopos e voando com a Azul' .


Avião da estreante Azul na pista do aeroporto de Viracopos

Fonte: Adriana Leite (Agência Anhangüera/Cosmo Online) - Foto: Cedoc/RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário