terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Anac detecta falhas em 15% dos vôos de 3 aeroportos em SP

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta terça-feira dados de uma operação de teste realizada entre os dias 20 de agosto e 18 de setembro nos Aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campo de Marte, todos em São Paulo. De 5.569 vôos da aviação geral realizados nestes três locais, 849 (15%) apresentaram irregularidades.

O objetivo da Anac era testar o novo programa Decolagem Certa que será implantado a partir de maio nos aeroportos públicos do País e que pretende inibir decolagens de aviões e pilotos irregulares. Na fase de teste, Congonhas apresentou 12% do total de operações irregulares. Outras 13% foram registradas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e 17%, no Aeroporto Campo de Marte.

As principais falhas detectadas foram aeronaves com Inspeções Anuais de Manutenção (IAM) vencidas (24% dos casos), com Seguros Aeronáuticos vencidos (21%), aeronave com registros provisórios (reserva de marca) ¿ ou seja, sem matrícula definitiva da Anac (16%) e Certificado de Capacitação Física (CCF) fora do prazo de validade (10%). Outros 11 tipos de irregularidades somam 30% dos casos.

Segundo a Anac, a fase de testes analisou todos os planos de vôo o existentes no banco de dados da agência, que é atualizado diariamente. Os dados são integrados ao novo sistema informatizado que fará parte do programa Decolagem Certa.

O programa vai permitir que se verifique, no momento da liberação do plano de vôo, toda a documentação obrigatória para pilotos e aeronaves. Quando for encontrada alguma discrepância, o comandante será informado sobre as irregularidades e será orientado a procurar a Anac para corrigir a situação.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário