sábado, 10 de janeiro de 2009

Ampliação da pista do Aeroporto de Piracicaba

Pousos e decolagens: Aumento da pista em 300 metros trará mais segurança; obra será solicitada ao DAESP

A Prefeitura de Piracicaba deve formalizar o pedido de ampliação de 300 metros da pista do Aeroporto Estadual Comendador Pedro Morganti (foto) e outras melhorias no local ao DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), após o término das obras de manutenção do aeroporto, que serão concluídas em fevereiro. A iniciativa tem apoio do Aeroclube da cidade.

De acordo com o Secretário de Turismo de Piracicaba, Omir José Lourenço, as conversas informais sobre a segunda etapa de obras já foram feitas na administração do DAESP.

Para Marcelo Kraide, diretor social do Aeroclube de Piracicaba, a ampliação da pista é necessária para dar mais segurança aos pousos e decolagens das aeronaves de pequeno e médio porte.

Atualmente a pista tem 1.200 metros. Com a ampliação, passaria a ter 1.500 metros. "Esses 300 metros permitirão, numa emergência, arremeter o pouso e numa aterrissagem - com algum problema na aeronave - haveria condições do avião percorrer mais a pista, inclusive nas decolagens", disse.

O aumento da pista é somente uma das medidas que serão pleiteadas. "O objetivo é também fazer uma reforma de ampliação do pátio de estacionamento das aeronaves e mudanças no local de atendimento, para receber as pessoas no embarque e desembarque", afirma Kraide.

Atualmente, a estrutura para recepcionar os viajantes não é das melhores. "Frequentam o local empresários e pessoas importantes que vem a Piracicaba e região. O aeroporto não oferece conforto adequado", disse. "A gente ouve comentários de que Piracicaba não tem um aeroporto, mas um campo de aviação por causa da falta de equipamentos adequados, como banheiros", completa o diretor.

O secretário de Turismo afirma que seria muito importante para a cidade modernizar toda a estrutura do aeroporto. "Essa seria a segunda etapa de obras. A primeira já está sendo concluída e obtivemos também uma grande conquista, que foi a permissão para voos noturnos", conta.

Segundo Lourenço, devem estar sendo elaborados estudos para a ampliação da pista pelo DAESP, porém informa que não há nada oficial anunciado pelo departamento.

O diretor da administração regional de Sorocaba do DAESP, Edivar Thadeu de Oliveira, concorda que a ampliação da pista trará mais segurança para o aeroporto.

"Hoje, com 1.200 metros, há restrição de uso por alguns tipos de aeronaves e com a ampliação isso não ocorrerá mais e também dá mais espaço para os pousos e as decolagens", afirma.

Oliveira disse que não tem conhecimento se há avaliação sobre essa proposta no DAESP. "Não sei se há estudo técnico de viabilidade no departamento para a ampliação da pista. Já ouvi falar da vontade de realização dessa obra no aeroporto de Piracicaba", disse.

A estimativa, segundo Marcelo Kraide, é que a ampliação da pista e as outras melhorias custem cerca de R$ 8 milhões. Outra mudança, que não está nesse orçamento e que seria realizada pela Prefeitura, é a construção de um novo acesso ao aeroporto a partir da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), bem como da entrada pela avenida Comendador Pedro Morganti (Estrada do Monte Alegre).

REFORMA

As obras que estão sendo feitas no Aeroporto Estadual Comendador Pedro Morganti de Piracicaba devem ser concluídas na primeira quinzena de fevereiro, segundo o diretor da administração regional de Sorocaba do DAESP, Edivar Thadeu de Oliveira.

A Gazeta apurou que os serviços terminariam ainda neste mês, se não chovesse mais. A administradora do aeroporto, Edite Ferreira Murbach, informou que estão sendo executadas as obras da pista de acesso aos hangares, drenagem do terreno, terraplanagem e serviços complementares.

O secretário Omir José Lourenço informou que essa obra foi orçada em R$ 1,6 milhão e houve uma complementação para o balizamento da pista, que garantirá a continuidade dos voos noturnos.

NÚMERO

1.200 metros é o tamanho atual da pista do Aeroporto de Piracicaba.

Fonte: Adriana Ferezim (Gazeta de Piracicaba) - Foto: DAESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário