quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Afeganistão: Portugal disponível para reforçar presença com avião C-130 durante período eleitoral no país

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, anunciou hoje a disponibilidade de Portugal para apoiar novamente a missão da NATO no Afeganistão com um avião Hércules C-130 durante o período eleitoral naquele país, em Setembro.

"Portugal manifestou disponibilidade para poder contribuir com um avião C-130 durante três meses, no quadro do período eleitoral no Afeganistão que deverá ter lugar em Setembro", afirmou o governante no final de uma audiência com a comissão parlamentar de Defesa.

Severiano Teixeira referiu ainda que a NATO está neste momento "a fazer o seu planeamento" e, a ser aceite esta disponibilidade de Portugal, o Governo "passará a desenvolver todos os trâmites constitucionais para que possa haver a participação".

O Hércules C-130 com cerca de 40 militares deverá assim partir para o Afeganistão em Setembro, onde ficará até ao final de 2009.

A aeronave da Força Aérea Portuguesa terminou recentemente a sua participação na missão da Força Internacional de Assistência à Segurança em território afegão, tendo operado durante vários meses a partir do Aeroporto Internacional de Cabul.

Para além deste eventual reforço e da actual Operational Mentoring and Liaison Team (OMLT), Portugal tem também previsto o envio de mais uma equipa de formação (OMLT) às forças afegãs e de uma equipa médica de cerca de 15 elementos, que ficará a operar no hospital de campanha do aeroporto da capital do Afeganistão.

"As duas equipas de treino, mais o apoio logístico, os oficiais que estão no quartel-general da força [NATO/ISAF] e a equipa médica perfazem um total de 111 militares", referiu o ministro da Defesa, frisando ainda que em 2009 Portugal irá manter os efectivos e a tipologia dos contingentes que tem actualmente no Líbano e no Kosovo.

Fontes: Expresso.pt / Agência Lusa (Portugal) - Mapa: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário