sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Aeroportos em São Paulo registraram 42 ocorrências com aves em 2008

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e de Cumbica, em Guarulhos, registraram, ao todo, de janeiro a novembro de 2008, 42 ocorrências com aves que, contudo, não causaram danos às aeronaves ou a alguma pessoa, segundo informações da assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). No período pesquisado, foram realizados 248.077 pousos e decolagens nos dois aeroportos.

No Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, a Infraero registrou 77.291 operações de pousos e decolagens de janeiro a novembro de 2008 no terminal. Nesse período, foram registradas 32 ocorrências com pássaros. Esses registros são referentes a avistamentos de pássaros no sítio aeroportuário e contato com as aeronaves, com algum tipo de dano aos equipamentos.

No Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, dez aviões foram atingidos por pássaros nos 170.786 pousos e decolagens, de acordo com as informações da Infraero. Segundo a empresa, o principal problema em Congonhas são os pombos, devido ao fato de o aeroporto estar localizado no meio da cidade. Para evitar que as aves apareçam no aeródromo, a Infraero mantém o pátio limpo e proíbe que sejam deixados alimentos no local. As lixeiras também são mantidas em local isolado, além de todas as noites uma espécie de “limpa pista” realizar a limpeza da área de pouso e decolagem.

De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero em Cumbica, a empresa realiza vistoria diária na área de pouso e decolagem, procedimentos para implementar programas de controle da cobertura vegetal, incluindo manutenção de corte de grama e recolhimento de aparas, desobstrução de valas de drenagem e galerias, eliminação de árvores frutíferas, operações para dispersão de aves com rojões, patrulhamento e vistoria das cercas operacionais e patrimoniais. Além disso, informa e alerta as tripulações sobre a localização de focos nas proximidades do aeroporto.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário