segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aeroporto dos Amarais será privatizado até junho

Governo confirmou a data para leilão de concessão; ganhadores assumirão 31 terminais no Interior de São Paulo


O Estado planeja realizar o leilão de privatização do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, ainda no primeiro semestre deste ano, informou ontem o secretário dos Transportes, Mauro Arce, por meio da assessoria. A concessão à iniciativa privada envolverá os 31 aeroportos estaduais do Interior e será feita por meio de parceria público-privada (PPP).

A intenção do governo é fazer as concessões por agrupamentos de terminais, de forma que aqueles com maior movimento possam financiar os deficitários. Amarais é um dos deficitários. O Estado também fará o leilão para a construção do trecho Leste do Rodoanel e para exploração de estradas litorâneas e das que levam ao Litoral paulista.

Apenas três aeroportos estaduais — Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente — são lucrativos e, pela proposta do Estado, formam o trio que irá liderar os agrupamentos de terminais no processo de concessão. A modelagem em análise no Conselho Gestor de PPPs prevê que o vencedor do leilão irá arcar com a administração dos aeroportos menores, dentro do mesmo lote. Quem exigir a menor contrapartida do Estado será considerado vencedor.

Arce afirmou que está aguardando uma reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para apresentar o edital de concessão. Em audiências públicas — onde a população poderá discutir o processo de concessão e as empresas interessadas conhecerão os detalhes econômicos do processo — serão detalhados tanto o projeto quanto o modelo a ser adotado. A Secretaria de Estado dos Transportes espera iniciar as audiência a partir de fevereiro.

Usuários do Amarais esperam que a concessão traga investimentos ao terminal campineiro, que até hoje, por falta de recursos, não pode ter pousos e decolagens noturnos porque a pista não é balizada, ou seja, não tem a iluminação necessária.

Em 2007, 37.963 pousos e decolagens ocorreram no aeroporto e 20.442 passageiros passaram pelo local. Até outubro do ano passado, as estatísticas do Departamento de Aviação Civil do Estado de São Paulo (Daesp) contabilizam 37.772 pousos e decolagens e 37.772 passageiros.

Em 2006, o Estado anunciou investimentos de R$ 11 milhões nos Amarais na construção de acesso viário interno, implantação de balizamento noturno dos sistemas de pista, iluminação do pátio de aeronaves e farol rotativo. Até hoje, o balizamento não foi feito.

Fonte: Maria Teresa Costa (Agência Anhangüera de Notícias - Cosmo On Line) - Foto: Cedoc (RAC) - 10/01

Nenhum comentário:

Postar um comentário