quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Aeroporto de Natal tem o maior número de colisões com aves

O Aeroporto Internacional de Natal (foto) é o que apresenta o maior índice de colisões com pássaros, segundo levantamento do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Entre 2003 e 2006, período estudado, esse aeroporto registrou 12,75 incidentes por 10 mil movimentos (pousos e decolagens). Entre os quatro maiores aeroportos do País, o pior índice é o do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (3,93), seguido por Guarulhos (1,95), Brasília (1,05) e Congonhas (0,57).

"No Galeão, a situação é motivada pela poluição da baía de Guanabara, que atrai urubus e garças. Já em Guarulhos e em Congonhas, a proximidade de casas, que geram muito lixo orgânico, é o maior problema", informou o superintendente de Segurança Aeroportuária da Infraero, Abibe Ferreira.

Segundo ele, para minimizar o problema, a Infraero criou um programa denominado "Gestão do Perigo da Fauna Aeroportuária", que consiste na implementação de um plano de gestão em cada um dos 67 aeroportos que a empresa administra. Cada plano inclui a identificação das espécies existentes; a análise de risco para saber quais espécies representam maior perigo para a atividade aérea; e a eliminação de focos de atração de aves.

Clique aqui e veja o índice de choque entre aves e aviões nos aeroportos (em .pdf)

Fonte: Rodrigo Bittar (Agência Câmara) - Foto: www.isaac2004.fee.unicamp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário