segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aeroporto de Cacoal deve ser liberado em 60 dias para aeronaves de pequeno porte

As obras no Aeroporto de Cacoal

Num prazo de 60 dias o aeroporto de Cacoal (OAL/SWKK), em Rondônia, deve ser liberado para vôos de aeronaves de pequeno porte, e até o próximo mês de junho para vôos comerciais. Essa é a expectativa do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), responsável pela execução do projeto do aeródromo (pista de pouso, pista de táxi e pátio de aeronave).

O diretor-geral do Departamento, engenheiro Jacques Albagli, disse que a visita de inspeção para a homologação do aeródromo já foi solicitada pelo Governo do Estado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Sétimo Comando da Aeronáutica (Comar-7). O engenheiro acredita que a vistoria deve ocorrer num limite de 30 dias e que a tramitação de documentos para a homologação leve outros 30 dias.

O engenheiro Almir Campelo, responsável pela coordenação do projeto, ressaltou que a homologação será inicialmente para a aviação de pequeno porte em razão de o Estado estar licitando as obras da seção de combate a incêndio. “Após essa etapa o aeroporto estará apto a receber vôos comercias (grande porte), a partir de meados de junho”, completou.

Albagli lembrou o trabalho de responsabilidade do DER foi encerrado no último mês, com a execução da pista de pouso, pista de táxi e pátio de aeronave, sinalização horizontal e balizamento noturno. Disse também que os trabalhos no terminal de passageiros e urbanização estão a cargo do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), já em fase de conclusão, serviços os quais devem ser encerrados durante o prazo de homologação do aeródromo.

Jacques Albagli falou do empenho do governador Ivo Cassol na realização da obra, lembrando que os trabalhos ficaram paralisados por quase três anos e em 2008 Cassol assinou convênios para a conclusão da obra. Destacou que entre as execuções do aeroporto, do terminal de passageiros, da construção da seção de combate a incêndio e da pavimentação da rodovia de acesso ao aeroporto, os investimentos ultrapassam os R$ 15 milhões, injetados entre os anos de 2002 a 2008.

Fonte: Rondonoticias - Foto: diof.ro.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário