terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Açores apresentam maior quebra nos aeroportos geridos pela ANA

Os aeroportos geridos pela ANA Aeroportos de Portugal registaram, em 2008, um crescimento de três pontos percentuais relativamente ao ano de 2007. Este crescimento, no entanto, não foi extensível a todas as infraestruturas da empresa, uma vez que nos Açores e Algarve registaram-se quebras nos números de passageiros. De salientar que a região foi a que sentiu a maior queda com 1,3%.

A ANA refere em comunicado que “apesar do clima económico desfavorável, os aeroportos ANA registaram em 2008 um crescimento de três por cento relativamente ao ano anterior”

No total o tráfego dos aeroportos geridos pela ANA atingiram um tráfego total de 24,8 milhões de passageiros, apesar de no mês de Dezembro se ter sentido uma ligeira redução de 0,2%.

Porto cresceu nos números apresentados muito devido aos aumentos dos low cost para aquele aeroporto. Segundo a empresa o crescimento foi de 13,7% e revela a “evolução favorável do segmento low cost”, estratégia há muito assumido pela ANA.

Crise no Reino Unido penaliza fluxo

No caso de Faro, a ANA atribui a queda à dependência em relação aos principais mercados emissores europeus, como o Reino Unido, onde a crise também chegou onde a libra se desvalorizou consideravelmente para um valor próximo do euro, o que reduziu drasticamente o poder de compra dos turistas ingleses. Além do Reino Unido, também Espanha, França e Suíça são mercados emissores de peso.

A ANA distingue ainda os mercados do Brasil e África como principais contribuintes para que o aeroporto de Lisboa se afirme como um dos principais “hubs” europeus para estes destinos.

TAP conquista mais um milhão de passageiros

A TAP transportou um total de 8,738 mil passageiros em 2008, mais um milhão que no ano anterior, o que significa um acréscimo de 12,3 por cento.

O maior crescimento absoluto verificou-se nas linhas da Europa, com mais 600 mil passageiros, e nas do Brasil, com 200 mil, conforme o comunicado.

Em valores percentuais o crescimento nos diversos sectores de rede foi o seguinte: Brasil, 20%, África 18%, Venezuela 15%, Europa 13%, Estados Unidos 2% e Portugal (Continente e Regiões Autónomas) 1%.

Recorde-se que, no total dos aeroportos nacionais, o acréscimo foi de 3%, segundo a ANA. Por outro lado, de acordo com a IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo), ter-se-á registado um aumento de apenas 2% do transporte aéreo a nível mundial.

Fonte: A União (Açores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário