terça-feira, 2 de setembro de 2008

Naturistas conseguem vôo, mas viajarão vestidos

Por muito pouco a paralisação da BRA e a reestruturação da OceanAir e da Varig não atrapalhou a realização do 31º Congresso Internacional de Naturismo, que ocorre semana que vem no litoral sul da Paraíba. Um grupo de cerca de 200 naturistas europeus queria promover uma viagem inédita, com todos os passageiros sem roupa, para participar do evento no Brasil. Chegaram a negociar com a BRA um vôo nesse estilo, mas com a tripulação vestida.

"O vôo seria naturista e todo mundo viria pelado. Mas a BRA parou de operar, a OceanAir assumiu o vôo e logo depois encolheu sua frota", conta Saulo Barreto, secretário de Turismo do município de Conde, onde está localizada a praia de Tambaba, cenário do congresso de naturismo. O presidente da OceanAir, German Efromovich, já havia dito que não permitiria que os naturistas viajassem sem roupa.

Como a OceanAir não tem mais aeronaves Boeing modelo 767, que faria o vôo, os naturistas mais uma vez ficaram sem transporte. A solução foi negociar com a Varig, que em janeiro operava vôo para a Espanha. Segundo Barreto, ele chegou a firmar com a Varig um termo de realização do vôo, mas a empresa deixou de operar para a Europa. "A crise aérea tem prejudicado o turismo brasileiro e quase estragou o congresso naturista", reclama Barreto.

Ele diz que a alternativa foi negociar com uma empresa alemã especializada em vôos fretados, a Condor. O 1º vôo estava previsto para chegar às 2 horas de hoje. Os naturistas virão vestidos, disse o secretário.

O vôo virá de Frankfurt para Recife com cerca de 150 naturistas de diferentes países da Europa. Os turistas pegarão ônibus para João Pessoa, de onde irão para Tambaba. A passagem de ida e volta, saiu a 498 euros. Outros 50 naturistas europeus chegarão na semana que vem, em vôos comerciais comuns. Mil e quinhentos brasileiros devem participar do congresso, entre os dias 9 e 12. O evento terá tendas e espaços na praia para seminários, com temas como "Desnudar-se - uma questão de ética", além de shows e esportes como surfe e pára-quedismo naturistas. Também ocorrerá o baile "Adão e Eva".

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário