domingo, 7 de setembro de 2008

Informe final do acidente com o Boeing 777 em Heatrow

Gelo no sistema de combustivel podem ter sido a causa da queda do 777 da British em Heathrow em 18/01/2008 .

Investigadores da AAIB (Air Accident Investigations Branch), disseram que a agua normalmente presente nos combustiveis, pode ter se congelado pelo frio extremo que o avião encontrou durante o vôo.

O informe pede que a FAA e a sua equivalente europeia, a EASA, trabalhem junto a Boeing e a Rolls Royce procurando medidas para evitar a repeticao do ocorrido em Heathrow.

A FAA disse que emitira uma AD implementando as recomendacoes da AAIB, e enviara uma nota aos operadores de B777, alterando os procedimentos de voo em temperaturas extremamente baixas.

O informe recomenda a modificacao dos procedimentos de certificacao, visando que as aeronaves tenham um sistema que possa controlar a acumulacao de gelo nos sistemas de alimentacao.

" A agua esta sempre presente nos sistemas de alimentacao dos avioes, podendo ser introduzida durante o abastecimento, ou pela condensacao da umidade do ar que entra pelo sistema de respiro dos tanques", disse o informe.

Os cristais de gelo normalmente nao afetam o funcionamento dos motores, porque sao particulas minusculas. No entanto, a temperaturas muito baixas, os cristais se unem formando bolas que podem obstruir o sistema

Fonte: AAIB (Reino Unido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário