quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Hugo Chávez confirma chegada de supersônicos russos à Venezuela

Colaboração militar busca 'mundo multipolar', diz venezuelano.

Bombardeiros farão manobras em águas neutras nos próximos dias.


Foto de arquivo mostra avião TU-160 russo semelhante aos que chegaram para manobras na Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, confirmou nesta quarta-feira (10) a chegada a seu país de dois bombardeiros supersônicos russos TU-160 e afirmou que a colaboração militar venezuelana com a Rússia obedece à busca de "um mundo multipolar".

"Estes supersônicos já não davam a volta por aqui há algum tempo. A Rússia decidiu lançar seu programa de aviação estratégica" por todo o mundo e "vou conduzir um destes animais", declarou Chávez em um discurso transmitido em cadeia de rádio e TV.

Paralelamente se informou em Moscou que estes "dois bombardeiros estratégicos das Forças Aéreas da Rússia realizarão durante os próximos dias várias manobras de vôo em águas neutras, após o que retornarão para suas bases na Rússia".

Os TU-160 aterrissaram em um aeroporto da Venezuela após atravessarem o Oceano Atlântico em 13 horas, travessia durante a qual foram escoltados por caças russos SU-27 e, durante certo tempo, foram vigiados por aviões da Otan.

O líder venezuelano revelou que uma visita recente à Rússia decidiu com as autoridades deste país a realização de manobras militares conjuntas.

As manobras obedecem, segundo Chávez, ao fato de se "interessar muito" em preparar as forças militares venezuelanas, em momentos em que, segundo afirmou, se reativaram os planos americanos contra seu governo.

Além disso, Chávez disse que está "estudando a possibilidade de adquirir submarinos russos" como parte de um programa de "defesa" que inclui a obtenção de equipamentos de defesa antiaérea "com seus respectivos foguetes".

"Uma nova ofensiva imperial está em andamento. De dentro e de fora. Os planos de magnicídio voltam a aparecer. Os planos de golpe de Estado voltam a aparecer. Porém, não vão poder com esta revolução, não vão poder com nosso povo", concluiu.

Fonte: EFE - Foto: AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário