sábado, 27 de setembro de 2008

Avião de carga sai da pista em Angola

Incidente envolvendo IL-18 não provocou vítimas humanas nem graves danos materiais

Um IL-18 semelhante ao do incidente em Angola

Uma aeronave do tipo Ilyushin Il-18 da companhia aérea privada de Angola, Alada, saiu da pista na quinta-feira (25) no aeroporto de Cabinda, em Angola, sem provocar vítimas humanas nem grandes danos materiais.

O incidente ocorreu momentos depós de a aeronave ter descarregado marcadorias de uma empresa comercial local.

A diretora adjunta da Empresa Nacional de Navegação Aérea (ENANA) em Cabinda, Amélia dos Santos, não disse quais foram os motivos que causaram o incidente, às 11h30, da aeronave da Alada, um aparelho de fabricação russa.

O Jornal de Angola apurou no local que o incidente teve lugar logo após se ter verificado chamas nos trens de aterrissagem, quando este se desfazia da pista para a decolagem no sentido Sul/Norte.

Face à situação, a tripulação, de naturalidade russa, que tinha na altura perdido parcialmente o controle da aeronave, conseguiu imobilizar o avião, já fora da pista.

“Temos a realçar que não houve vítimas, e, de forma visível, não há grandes danos”, disse Amélia dos Santos.

Segundo a diretora adjunta da ENANA, ainda ontem era aguardada uma equipe do Instituto Nacional de Aviação Civil, INAVIC, para apurar as razões que estiveram na base do incidente com o avião.

De momento, disse Amélia dos Santos, “ainda não sabemos de concreto o que terá acontecido e aguardamos a vinda de uma equipa do INAVIC para fazer o levantamento e apuramento das causas do incidente.”

De acordo com a responsável, o incidente não vai alterar o movimento habitual do tráfego aéreo no aeroporto de Cabinda, quer de aviões de pequeno quer de médio porte.

Fonte: Jornal de Angola

Nenhum comentário:

Postar um comentário