domingo, 7 de setembro de 2008

Avião com 174 passageiros, entre eles membros do RBD, aterrissa de emergência em Barcelona

Um Airbus A-320 com 174 passageiros a bordo foi forçado a realizar uma aterrissagem de emergência no Aeroporto de El Pratt, em Barcelona, na Espanha, na terça-feira (02).

Poucos minutos após decolar rumo a Liubliana, na Eslovênia o avião da companhia espanhola de baixo custo Clickair colidiu com uma ave.

O animal foi sugado por um dos motores e provocou fortes vibrações e uma perda de potência na turbina. O piloto comunicou a emergência a torre de controle e regressou ao El Pratt, após previamente sobrevoar o mar para dispensar uma parte de sua carga de combustível, segundo informações da companhia aérea, que faz parte do grupo Iberia.

Alijar a carga de combustível antes de voltar a aterrissar é um procedimento normal quando ocorre uma situação de emergência dessa natureza. Caso não seja adotada essa medida, a aeronave pode sofrer graves danos em sua estrutura ou no trem de aterrissagem em razão do peso do combustível armazenado em seus tanques, já que esse tipo de avião supera as 20 toneladas no momento da decolagem.

O Airbus A-320, que tem capacidade para transportar 180 passageiros, decolou às 14.15(hora local) ruma a capital eslovena com 174 turistas a bordo, a maioria deles, catalãos que iniciavam seu período de férias.

Aproximadamente cinco minutos depois de iniciar a manobra de decolagem, quando a aeronave não havía alcançado sua altitude de cruzeiro, o piloto comunicou a torre de controle de El Pratt que um dos dois motores haviaa começado a vibrar e estava perdendo potência.

O piloto, segundo informações, desligou o motor afetado cortando o fornecimento de combustível e, em seguida pediu permissão a torre de controle para regressar ao aeroporto barcelonês, que imediatamente activou seu dispositivo de emergência.

Após a aterrissagem, os técnicos de manutenção da companhia detetaram que uma ave de grande tamanho havia impactado contra o motor, que succionou e triturou o animal em pleno vôo. Um porta-voz da Clickair confirmou essas informações. mas não sou precisar de que espécie de ave se tratava.

A Clickair pôs a disposição dos 174 passageiros afetados pelo incidente outro avião da companhia, procedente de Roma, para que continuassem sua viagem a Liubliana. Mesmo assim, pelo menos 10 passageiros se negaram a embarcar de novo. O restante partiu para a capital eslovena umas duas horas depois que o avião sinistrado aterrissou no El Pratt.

Fonte: El Confidencial (Espanha)

RBD

Dulce María e Alfonso Herrera, os atores e cantores do RBD, levaram o maior susto de suas vidas, quando o avião comercial em que viajavam, da Espanha para a Eslovênia, teve que fazer um pouso de emergência.

Segundo o site mexicano La Botana, o avião, que partiu de Barcelona com destino à Eslovênia, apresentou pane em uma das turbinas e precisou aterrissar minutos após ter levantado vôo.

"Fiquei nervoso, me perguntei o que estava acontecendo, porque você fica desconcertado e não entende realmente o que está sucedendo. Graças a Deus, foi só o susto e nada mais. Não aconteceu nada de mal, graças a Deus", disse Poncho.

Tudo indica que o problema aconteceu, porque uma ave se chocou contra uma das turbinas do avião e fez com que o motor perdesse potência. Depois do incidente, os cantores pegaram outro vôo e chegaram com segurança ao país, onde foram promover a música do grupo.

Fonte: Fuxico

Nenhum comentário:

Postar um comentário