quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Nave russa Progress 28 se acopla à estação espacial

A nave Progress 28, lançada na terça-feira com 2,5 t de carga vital, se acoplou hoje com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), informou o centro de controle de vôos espaciais da Rússia.

"A nave atracou às 17h30 de Moscou (12h30 em Brasília) ao módulo Pirs da ISS", disse à imprensa o porta-voz do centro de controle, que acrescentou que a Progress transporta água, oxigênio, instrumentos científicos e combustível.

Efetuada a manobra de engate, a tripulação da ISS deverá verificar o hermetismo do acoplamento e nivelar a pressão entre a estação e a Progress, para então iniciar a abertura da porta e o descarregamento.

A Progress 28 é o primeiro cargueiro lançado com destino à plataforma espacial este ano.

Os astronautas da Nasa (agência espacial americana) Peggy Whitson e Daniel Tani, e o russo Yuri Malenchenko esperavam impacientes a Progress 28, cujo carregamento inclui uma dezena de filmes de vários gêneros, músicas, revistas e presentes pessoais dos parentes dos cosmonautas.

Além da carga vital, a nave transporta maçãs, laranjas, limões, alhos e cebolas, assim como frutas secas, bombons e chocolate.

Pela segunda vez consecutiva, a tripulação ficará sem tomates, já que as estufas espaciais que abastecem a ISS estão sendo limpas e não ficarão prontas antes de abril.

"Não podemos comprar tomates em lojas normais porque eles podem conter nitratos, e só enviamos frutas ecológicas à ISS", explicou o porta-voz do Instituto Biomédico, Aleksandr Agureev, em dezembro.

Está previsto para 8 de março o lançamento de Júlio Verne, o primeiro cargueiro automático europeu, e em maio, agosto, setembro e novembro, de quatro espaçonaves russas Progress.

A ISS espera a chegada neste sábado do ônibus espacial Atlantis, com o comandante da missão, Steve Frick, a bordo, acompanhado do piloto Alan Poindexter, dos especialistas Leland Melvin, Rex Walheim e Stanley Love e dos astronautas europeus Hans Schlegel e Leopold Eyharts.

O astronauta Daniel Tani espera a chegada do Atlantis porque Eyharts tomará seu posto a bordo da ISS.

Enquanto isso, os empresários Richard Garriott e Nick Halik, próximos turistas espaciais a visitarem a ISS a bordo de uma nave russa, começam hoje os treinamentos para preparar sua viagem à estação.

"Garriott começa na Cidade das Estrelas (nos arredores de Moscou) a preparação teórica para sua viagem ao espaço. Terá as primeiras aulas de russo e se submeterá a um programa médico", disse Sergei Tafrov, porta-voz do Controle de Missões Russo.

Tafrov também afirmou que dentro de alguns dias será tomada a decisão final sobre a conveniência de sua viagem espacial. O turista espacial, filho do ex-astronauta americano Owen Garriott, viajará em outubro e permanecerá nove dias na ISS.

Durante sua permanência no espaço, Garriott pretende realizar experimentos científicos como o estudo da cristalização das proteínas em ambiente sem gravidade.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário