sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ISS: astronautas concluem última caminhada espacial

A terceira e última caminhada espacial da atual missão do ônibus espacial Atlantis foi concluída hoje, às 18h30 (de Brasília), após quase sete horas e meia de trabalhos fora da Estação Espacial Internacional (ISS).

Os astronautas Rex Walheim e Stanley Love começaram a Atividade Extraveicular (EVA) às 11h07 (de Brasília), segundo informou a Nasa em comunicado.

Com a ajuda do astronauta Leland Melvin, que hoje comemora seu 43º aniversário e que esteve operando o braço robótico da nave, Love transferiu um observatório para monitorar a atividade do sol durante dois anos, ao exterior do laboratório científico europeu Columbus.

O módulo, a maior contribuição européia à estrutura da Estação Espacial Internacional, tinha sido instalado na primeira caminhada da atual missão, realizado na segunda-feira.

Os astronautas instalaram também um sistema de exposição tecnológica europeu, que realizará nove experimentos que requerem contato com o ambiente espacial.

Outra das tarefas de Walheim e Love consistiu na transferência para a zona de carga do complexo espacial de um giroscópio da ISS danificado.

Está previsto que o Atlantis retorne à Terra na próxima segunda-feira, 18 de fevereiro.

Enquanto isso, continuam os preparativos para o lançamento do Endeavour, que tem lançamento previsto para o dia 11 de março, e que levará à ISS o laboratório científico japonês Kibo, que será instalado junto ao Columbus.

A Nasa deve terminar a construção da ISS em 2010, ano em que serão retiradas de serviço as naves americanas.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário