terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Irã lança foguete espacial para preparar envio de satélite de pesquisa


O Irã lançou um foguete especial para preparar o envio, "no futuro próximo", de seu primeiro satélite de fabricação nacional em órbita terrestre. Os objetivos seriam científicos e de pesquisa, informou nesta segunda-feira (4) a televisão iraniana Alalam.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, compareceu ontem a uma cerimônia para a inauguração do programa espacial iraniano, que consiste em um satélite batizado de Omid (esperança), um foguete espacial e uma plataforma para seu lançamento em órbita.

A televisão indica que os especialistas iranianos já lançaram o foguete, como a primeira fase para enviar o satélite, e destaca que o Irã "se transforma assim no 11º país do mundo a dispor dessa tecnologia".

A fonte não forneceu outros detalhes sobre o programa espacial iraniano, mas o presidente da Comissão de Política Externa e Segurança Nacional do Parlamento iraniano, Ala Al Din Boruyerdi, havia ressaltado que o veículo espacial foi montado recentemente e "decolará em breve".

Boruyerdi fez a afirmação perante um grupo de estudantes e clérigos na cidade de Com, perto de onde Irã realizou testes de seus mísseis balísticos.

O Irã anunciou nos últimos dois anos a fabricação de mísseis de longo alcance, alguns deles de até 2.000 km.

Estratégia

A revista norte-americana "Aviation Week & Space Technology" destacou recentemente que Teerã transformou um de seus mísseis balísticos em um foguete com capacidade para instalar um satélite em órbita terrestre.

A revista sugeriu que o foguete poderia esconder a possibilidade de que o Irã realize testes de tecnologias para mísseis de longo alcance e ressaltou que a possibilidade que Teerã tenha uma capacidade espacial independente gera preocupação nos Estados Unidos e na Europa sobre suas intenções estratégicas.

Fonte: Folha Online - Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário