sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Empregados da Petrobras se recusam a embarcar em helicóptero

Sindicato afirma que em dez anos 210 trabalhadores da Petrobras morreram em acidentes.

Na terça, aeronave com 20 pessoas fez um pouso forçado na área da bacia de Campos.

Cinco trabalhadores tercerizados e cinco funcionários da Petrobras se recusaram nesta sexta-feira (29) a embarcar em um helicóptero da empresa BHS que os levaria para a plataforma P-8, no campo de Marimbás, na bacia de Campos, Norte Fluminense, com medo de novos acidentes e preocupados com as condições de trabalho, informou a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

"Existe um medo dos empregados e dos terceirizados. Nos últimos anos houve muitos acidentes e mortes com essa e outras empresas", disse o diretor das FUP, João Antonio de Moraes. O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense também confirmou a informações.

Mortes

Os dados da FUP apontam que nos últimos dez anos 210 trabalhadores da Petrobras morreram em acidentes, sendo 39 empregados próprios e 171 de empresas contratadas pela estatal.

"Os terceirizados não param de crescer na empresa. Hoje são 170 mil contra 50 mil concursados. Isso ocorre principalmente na área de exploração e produção. Os terceirizados ganham menos, têm jornada de trabalho maior e não têm a mesma proteção. Isso prejudica a segurança", acrescentou Moraes.

Mobilização

A FUP quer realizar na semana que vem uma mobilização nacional para chamar a atenção da Petrobras e da sociedade para as condições de trabalho na estatal.

"O objetivo não é parar a produção. É atrasar a troca de turno para podermos conversar com o pessoal sobre o que está acontecendo", disse Moraes.

Ele entregou uma carta ao presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, cobrando medidas da companhia. A estatal confirma a recusa dos funcionários de embarcar em helicópteros da BHS, mas considera o fato isolado e afirmou que alguns vôos programados para a sexta-feira de manhã foram transferidos para sábado por uma questão de logística.

Na terça-feira, uma aeronave da empresa com 20 pessoas fez um pouso forçado no mar, na área da bacia de Campos, e quatro empregados morreram e um está desaparecido.

A empresa BHS diz desconhecer a informação sobre a recusa dos funcionários subir em sua aeronave.

Fontes: G1 / Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário