sábado, 9 de fevereiro de 2008

Boeing 747 fará primeiro vôo comercial utilizando biocombustível

A empresa aérea Virgin Atlantic anunciou nesta semana que irá realizar o primeiro vôo de um Boeing 747 usando biocombustível, o que irá representar o primeiro vôo de um jato comercial utilizando combustíveis renováveis.

Segundo a empresa aérea, o avião deverá fazer o percurso de uma hora e 20 minutos do aeroporto Heathrow, em Londres, até Amsterdã, na Holanda utilizando 20% de biocombustível e 80% do combustível convencional. O vôo de teste, que não levará passageiros, deverá acontecer até o fim de fevereiro.

De acodo com o jornal "New York Times", a empresa se negou a informar a origem do biocombustível que será utilizado no teste, mas, segundo o porta-voz da empresa, Paul Charles, a empresa não utilizará produtos derivados de cultivos que utilizam grandes áreas para a produção do biocombustível.

"Será uma fonte de combustível bastante sustentável", afirmou Charles. O vôo de teste faz parte de um projeto de pesquisa em conjunto das empresas Virgin Atlantic, Boeing e a fabricante de motores GE Aviation.

Combustível alternativo

Na semana passada, um avião Airbus A38 se tornou o primeiro jato comercial a utilizar combustível alternativo. O avião utilizou a tecnologia GTL (gas-to-liquids, conversão química de gás em líquido) para voar de Filton, na Inglaterra, até Toulouse, na França.

Como é feito de gás natural - de origem fóssil -, o GTL não pode ser considerado um biocombustível, que é feito de fontes renováveis.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário